sábado, 16 de agosto de 2008

Como educar? Eis a questão.

A chuvinha fina caiu de repente na capital pernambucana e como era depois do almoço e Mamãe tinha se acordado bem antes das cinco da madruga de um sábado (tudo por causa do mestrado), ela resolveu se render aos braços de "Morfeu". Afinal a cama estava bem convidativa com Papai "roncador" espalhado nela :-)

Mamãe então deitou disposta a relaxar, mas um pensamento não saia da sua cabeça.

Sabe, Filhinho, como se não bastasse os milhões de problemas que eu já realmente tenho, algumas vezes, teimo em "encrencar" com coisas bobas que não fazem o menor sentido...

Esta tarde foi uma delas. Enquanto eu olhava pela janela, um lindo beija-flor se deliciando com a água doce do bebedouro em minha janela, resolvi pensar sobre como será a sua EDUCAÇÃO.

Tá certo.. Eu sei, eu sei, eu sei que isso não faz o menor sentido.. Mas o que eu posso fazer se é assim...definitivamente a gente não pensa no que quer e quando quer.

Enfim, voltando aos meus pensamentos, lá estava eu analisando se seria uma mãe liberal ou autoritária? se vou cobrar muito de você? onde você vai estudar? como serão seus limites?

Uxe, coisa doida da gota, né...

Mas enfim... acho que você vai ter um pouco de problema para saber contornar as "neuras" de uma mulher que vai se tornar mãe já depois de velha.
Acho que, infelizmente, mesmo que lute contra, vou pegar no seu pé sim, Meu Bebê :-(

Acredito que vou o tempo todo impor limites. Acredito que vou cobrar horários e estudos, mas também acho que vou estimular para que você brinque muito com as coisas lúdicas, assim sabe.. sem passar muito tempo em frente ao computador (hihihihi) ..

Ao mesmo tempo penso que as coisas já não são mais como na minha época e que sim.. os computadores, internet e games fazem parte da sua realidade. Mas definitivamente não comungo da educação que deixa que as crianças passem horas e mais horas em frente a TV, como seu Tio Rodriguinho "Pé de Bala" que por ser "ponta-de-rama" foi criado bemmmmm diferente da gente e passa horas e mais horas na net.

Acho que, pelo meu "gênio", vou perder a paciência algumas vezes. Porém tenha calma, tudo é para colocar noções de limite e autoridade em você.. É melhor, Mamãe ensinar, do que o mundo, não?

Enfim, tudo são suposições .. Realmente não há nenhuma certeza. Nesta hora a minha cabeça já teimava em doer e entre um pensamento e outro adormeci. Um sono tranquilo, como há muito não tinha. Talvez tenha sonhado com você.. E vai saber, né...

Mas de repente me acordei e aqueles pensamentos voltaram a tona com força total :-)

Corri então para a net, e como, super didatica que sou, resolvi pesquisar mais sobre o tema... Pensem que existem um milhão de artigos na grande rede que tentam responder a dificil pergunta de "como educar seus filhos?"

Li e reli alguns deles. Mas a verdade é todos giram em torno de uma só temática:

É fato e consenso entre os pais que o mundo de hoje assusta MUITO.
A violência descontrolada e os falsos valores que entram todos os dias pelas grandes mídias (TV e internet, por exemplo) deixam, a maioria dos pais, em pânico.

Mas apesar disso os psicologos especialistas em educação infantil falam que não adianta a gente querer "isolar" os nossos filhos do mundo. Hum, que missão dificil ...

Mas as perguntas que não querem calar são bem mais complexas:

Qual o limite? Como conseguir respeito dos filhos? Como formar crianças educadas e adultos honestos?

Não temos resposta para quase nada. Que dificil missão esta que quero assumir, não é, Meu Lindo?
Talvez seja a mais dificil delas. Sem formulas secretas ou tratados e teorias prontas, testadas e comprovadas. Somente um milhão de desafios ...
Mas como é gostoso saber que vou passar por isso tudo, como é gostoso pensar em você :-) Em meio a todas as dúvidas é certo que tenho algumas certezas:
Vou me dedicar 100% a construir (junto com Papai, é claro) uma vida linda para você.
Vamos te amar ALUCINADAMENTE.
Vamos curtir cada minutindo ao seu lado, te ensinando sempre, e com toda paciência do mundo, o que é certo e o que é errado neste mundo.
Vamos orar todas as noites juntos para que Papai do Céu nos ajude a ser uma família ainda mais linda do que já somos hoje, aprendendo juntos e apaixonadamente a sermos ainda mais unidos e felizes.

2 comentários:

Fabiana disse...

Minha senhora, olha o carro na frente dos bois :D

Joana disse...

É tia Beta, como EDUCAR hj em dia??
Não esqueça que vc terá a ajudinha da DINDA mais DOIDINHA!!!!