segunda-feira, 4 de maio de 2009

Sobre chupeta e outras coisitas mais.

Algumas teorias sobre a maternidade sempre estiveram bem fresquinhas em minha cabeça. Como, por exemplo, não deixar o meu bebê chupar chupeta de maneira nenhuma. Sempre li sobre os malefícios da chupeta para os nossos pequenos anjinhos e tinha a certeza que o meu rebento jamais iria tocar em uma delas.Acontece que há pelo menos
uns dois anos tenho acompanhado os debates em blogs, jornais impressos e programas de televisão em torno desta peça "coringa" em qualquer enxoval e preciso falar: a "danadinha" tem encontrado defensores nos quatro cantos do planeta.

Sobre isto estava pensando hoje. E abro aqui um parenteses no tal assunto das chupetas. Estamos voltando realmente ao passado. Hoje mesmo escutava uma apresentadora de TV anunciando (como se falasse sobre a última novidade do mundo) a troca de refrigerantes por cascos. Como assim, Cara Pálida??? Quando eu era pequena isto era a coisa mais normal do mundo. Depois vieram as tais garrafas pets e tudo ficou para trás, ultrapassado. Agora descobriram que o nosso planeta não vai aguentar tamanha "overdose" de plástico e começaram as campanhas a favor do meio
ambiente. O mesmo serve para as sacolas plásticas. Hoje recebemos até descontos se levarmos sacolas de pano para colocar as nossas compras. Como assim??? Não era assim em um passado não muito distante? Lembro bem de mainha indo para a CEASA com minha tia e levando um montão de sacolas de pano retornáveis. Será que estamos girando em ciclos????? Sempre acreditei totalmente nisso.

Mas vamos voltar as chupetas. O Jornal do Commercio do último domingo (03.05) trouxe na capa uma matéria falando sobre as tais. O texto, assinado pela reporter Bruna Cabral (super mãe de carterinha) dizia tudo já no"sutiã" da matéria, conforme segue: "Considerada vilã pelos dentistas, a chupeta foi absolvida da culpa de atrapalhar na
amamentação. Na dúvida, o bom é liberá-la até os três anos apenas". Estão vendo só. Batata... estamos voltando ao passado. Mais uma vez pesquisas comprovam que nossos avós e bisavós e quem estavam certos. Até os dentistas estão defendendo a dita cuja agora. Como podem??? Mas está tudo lá comprovado por pesquisa e tal, as tais "pepetas" (como são carinhosamente chamadas pelos pequenos) não atrapalham em nada a amamentação ou os dentinhos. Usado há pelo menos três mil anos, o objeto não causa mal algum quando usado até no máximo três anos. Mais uma vez a vovó estava certa :-)

Com a minha Láis estou passando por algo parecido. Mesmo não tendo conseguido amamentar a minha filhota, continuo oferecendo TODOS os dias os meus peitões aqui. E como a pequena gosta. Fica lá sugando, sugando e sugando. Acho super importante para estreitar ainda mais os nosso laços. Mas mesmo assim não consigo saciar a sua carência de SUGAR. Isso mesmo.. SUGAR apenas isso. Bebês (todos eles) precisam MUITO sugar. A necessidade de sucção é uma das maiores deles, quase uma coisa fisologica mesmo. Deve ser a tal fase oral de Freud. E vai saber, não é? E já nos primeiros dias percebi que minha princesinha adorava chupar os seus dedinhos. Perguntei para "Tio Fernando" (o nosso pediatra) e ele disse: Ofereça então uma chupeta para esta menina.... Confesso que fiquei bastante reticente, mas era só o que estava faltando para a Voinha Babinha enfiar uma chupetona que Tia Fabi tinha dado para Laís usar em casos de emergência.

E, desde então, ela está lá na boquinha linda de minha princesinha... Laranjinha LINDA, a minha cor preferida, trazendo conforto para a nossa bebezinha. E como ela gosta. Pega a danadinha com gosto e fica lá chupando com os seus olhões pretinhos bem abertos, com a maior cara de prazer, meio que agradecendo o presente. E é isso aí. Já conversei com o pai de Laís e ele é SUPER adepto da chupeta e já está mais do que decidido a pequena Laís vai continuar com o seu mimo até os dois, no máximo três anos de idade. Para garantir a "farra" da pequena já pedi para maridão montar um pequeno estoque de "pepetas" aqui em casa, assim a "festa da sucção" está garantida cá por estas bandas.

E um viva para quem inventou a chupeta :-)

Um comentário:

zalba66 disse...

BEM QUE AVISAMOS...AKÉM DE ACALENTAR E ACALMAR, DEIXA NOSSA PRINCESA UMA COISA LINDA DE SE OLHAR...VIVA NOSSA FARRA DE INSISTIR NA "PEPETA": VOVÓ E TIO DIGO.
TAMBÉM CONCORDO COM VOCÊS...VAMOS AUMENTAR E COMPRAR PACOTES DE 50...NA SANTA RITA TEM...VAMOS LÁ...COMPREI MUITO PRA VOCÊ...LEMBRO ATÉ O MODELO E AS CORES...QUE SAUDADE!!!