quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Amarelinha, pipa e patins, enfim uma infância FELIZ :-)

Já te falei, Meu Filho, que tive uma educação muito lúdica.
Fui maloqueira no sentido proprio do termo :-)

Brincava de roda, pega-pega, bola de gude, boneca, "jogar" pedrinhas, amarelinha, pipa patins, subia em arvores, fazia "tchibum" na Maré do Boto (hoje Lagoa do Araçá), tomava banho de chuva, molhava os pés na lama, chupava sacolé e tomava raspa-raspa.. brincava de barra bandeira e queimado, e e dava sim beijos inocentes na brincadeira de pera, uva e maçã.

Oh... como tudo isso era bom :-)

Eu morava em casa bemmm grande em uma rua sem-saida, tinha um irmão (alma gêmea mesmo) quase da mesma idade, vivia cercada de primos e amigos e isso fazia uma diferença tremenda. Seus avós estimulavam demais a nossa criatividade... compravam tintas, barros, masinhas e papeis para a gente construir "coisas".

Eu e "Seu" Tio Rico eramos inventores, Meu lindo :-)

Felizmente, seu Papai também era super "moleque de rua"... Vixe, ele vai te contar cada história lindaaa. Daquelas que parece que sairam dos contos de fada, você vai ver só.

Meu Gordinho, tivemos infância de verdade, no sentido mais literal da palavra. Acho fundamental tudo isso. E é com isso que queremos te presentear, mesmo sabendo que hoje é tudo tão diferente, não é? É tanta violência. Mas, Meu Fofinho, faremos o possível e o impossível para não te criar em um playground. Não, definitivamente você não vai jogar bola-de-gude na cerâmica(kkkk).

Pensava nisso ontem a noite.. Fui dormir mais cedo, joguei tudo para o alto e não estudei nadinha (coisa feia)... Coloquei sua coleção de CDs e fiquei curtindo um bom momento só meu.. Estava com uma daquelas enxaquecas "gostosa"; então baixei a luz, liguei o som e fiquei pensando na vida... Fiquei "sonhando o futuro"...

Pensava sobre a sua escola e aquele assunto recorrente de te oferecer (ou não?) uma educação em uma escola sócio-contrutivista vinha de novo à tona. Semana passada conversei com Tia Chambinho sobre isso, lembra?

Tenho pesquisado muito sobre o tema (Mãe velha e didática é assim mesmo, Filhinho, tudo corre para a internet e vai pesquisar). É que me identifico muito com esta "perspectiva" educacional. Gostaria demais de te oferecer uma educação com uma abordagem completa de mundo, de homem, de vida. Queria desenvolver ao máximo suas capacidades cognitivas e de inserção no mundo. Acredito realmente que qualquer aprendizagem escolar so se constrói através das interações e a partir de experiências da vida cotidiana por isso acho tão legal esta linha. Penso que é bem melhor você aprender e apreender mais sobre cultura, arte, natureza, práticas sociais do que apenas saber somar, contar e multiplicar.. Quero que você goste de ler e saber mais sobre as coisas da vida.. Quero estimular o seu gosto pela escrita e queria poder contar com a escola para isso.

Mas, na maioria das vezes, estas escolas são MUITO caras e estou revendo esta nossa escolha. Tia Chambinho acha que não e defende bem esta sua posição. Ela esta buscando a escola tradicional para oferecer a Malu e Dudinha aprendizado formal mesmo. Somar, multiplicar, escrever, ler, aprender ciências, história.. Enfim, aquele básicão mais do que necessário. E a "prática" socio construtivista ela oferece em casa mesmo. Estimulando muito a criatividade de suas meninas com pintura, mão na terra e tudo mais... Enfim, gostei do caminho e que, por enquanto, tem dado certo.

Mesmo sabendo que estou "passando os carros na frente dos bois", vou continuar amadurecendo minhas ideias sobre este tema.. A vida passa MUITO rápido e daqui a pouco você estará
em idade escolar. É bom já refletir.. Que eu posso fazer se gosto de me planejar, SEMPRE fui assim. Quando tinha dois anos de namoro (e olhe que casei com sete) já pensava sobre
nossa vida dois e fazia planos e já sabia a lista de compras e como seria a decoração do nosso cantinho. Enfim, cada um é de um jeito e que bom que é assim.. Afinal se todo mundo
fosse igual o mundo seria um saco, né Painho Lula ????? :-)

Um comentário:

Fabiana disse...

Tem certas coisas que fazem Roberta ser Roberta: o planejamento, a empolgação e a capacidade de misturar num mesmo texto as pérolas "enxaqueca gostosa" e "desenvolver ao máximo suas capacidades cognitivas e de inserção no mundo".

:D